quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Por que gosto de Noel?

Ontem assisti um documentário sobre Noel Rosa que , se fosse vivo, completaria 100 anos em 2010. Noel era de família de classe média carioca. Estudou num dos melhores colégios do Rio de Janeiro( São Bento) , mas, sua vocação era mesmo a boemia de Vila Isabel. Tinha um perfil inconfundível em razão de um afundamento da mandíbula no momento do parto. Era compositor, sambista e cantor , tocava violão e bandolim. Boêmio, fumante, amante da noite, da bebida e das mulheres, morreu aos 26 anos, vítima de tuberculose deixando inúmeras canções lembradas até hoje. Mas, que tem Noel a ver comigo se, quando morreu, eu nem pensava em existir? Talvez dois motivos expliquem o meu encanto pelas suas canções. O primeiro, ter crescido ouvindo minha mãe cantar "Linda pequena, morena , da cor de Madalena..." " Um Pierrô apaixonado que vivia só cantando...." "Nosso amor que eu não esqueço e que teve o seu começo numa festa de são João..."" Quem é você que não sabe o que diz? Meu Deus do céu que palpite infeliz... o segundo, quem sabe, por ser carioca e trazer lembranças inconscientes de um Rio que eu não vivi. Salve Noel!

Nenhum comentário:

Postar um comentário